Gerador de assunto interessante para rodas de bate-papo com parentes e amigos : A quantidade de automóveis no mundo(em excesso, ideal ou em falta)

Temos recebido alguns e-mails interessantes, com leitores sugerindo uma espécie de post tipo um “gerador de assuntos interessantes para todas de bate-papo com parentes e amigos” e resolvemos encarar o desafio, colocando de vez em quando no blog, algum tema que possa nos auxiliar a tornar nossas ideias e opiniões mais interessantes quando estivermos numa roda de bate-papo, seja com parentes ou com amigos.

No início achei que poderia parecer presunção ou petulância da minha parte, escrever um post com este título, mas aprendi que dificilmente eu erraria se ouvisse a voz dos leitores e escrevesse o que eles tivessem mais interesse em ler, principalmente quando indicado por eles próprios.

Vamos experimentar e depois verificar se atendemos aos pedidos.

O assunto que proponho hoje é sobre a quantidade automóveis existente no mundo, se ela é suficiente o bastante ou é insuficiente e se um eventual aumento da frota de veículos aumentaria ainda mais os problemas de congestionamentos nas grandes cidades.E que ideias poderiam ajudar na redução destes problemas. Então lá vai a nossa experiência :

A quantidade de automóveis no mundo(em excesso, ideal, ou em falta)

relacao carros pessoas final

De acordo com o gráfico acima, na Alemanha, no Japão e nos Estados Unidos existe praticamente um carro particular para cada 2 pessoas, na Rússia esta relação sobre para 4 pessoas, no Brasil existe 1 carro particular para cada 6 pessoas, na China para cada 16 e na Índia 1 carro particular para cada 60 pessoas.

Estes números nos fazem pensar :

  • Será que no mundo, são vendidos poucos carros por habitante nos diferentes países (pegando como referência Alemanha, Japão e Estados Unidos) ?
  • Haveria um desequilíbrio entre vendas de muitos automóveis em locais com poucas vias de trânsito e escoamento e vice-versa?
  • Seria esta uma boa notícia para as montadoras de automóveis?
  • Levando-se em conta a grande população e o crescimento econômico maior dos mercados emergentes (BRIC-Brasil, Rússia, Índia e China) não deveria ser para lá que as grandes corporações automotivas deveriam desviar seus investimentos (ex. BMW, Mercedes e outras grandes estão apostando em aumento de produção e vendas na China e na Índia, não seria um caminho para as outras montadoras?)
  • E a África, não seria também uma boa oportunidade de investimento?
  • Será que a Índia e a China ainda tem populações mais baseadas no campesinato (maior consumidora de bicicletas e não de carros) ?
  • A venda de mais carros em países populosos e com problemas sérios de congestionamento de trânsito, não agravaria o problema ?
  • Será que em alguns países, nas suas cidades mais ricas e populosas o número de veículos por pessoa já não é maior que o número médio total dos países ? Não teria São Paulo mais carros que a média do Brasil e até do que Japão e Estados Unidos ?
  • Por que em grandes congestionamentos, quando estamos dentro de um carro e olhamos ao redor – vemos vários carros grandes (com lugares em média para 4 ou 5 pessoas) contendo apenas uma, o seu motorista que deve usá-lo para se deslocar durante a semana de casa para o trabalho e vice-versa ? O uso de um carro para 5 pessoas por apenas um, não atrapalharia e congestionaria ainda mais o trânsito ? Um carro assim não ocuparia mais espaço desnecessariamente ? Não seria uma oportunidade para as empresas venderem carros com apenas dois lugares mais baratos ?
  • Por que alguns países privilegiam a malha rodoviária em detrimento da malha ferroviária ?

Bom termina aqui a experiência de tentar gerar assuntos interessantes para roda de bate-papos. A ideia é só jogar a isca do assunto, para que os leitores possam fazer suas próprias análises e reflexões durante conversas interessantes.

Vamos ver se os leitores gostam da ideia e ai decidimos ou não continuar postando mais temas como este.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s