Cultura – Artes – Pintura – Interpretação do Quadro ” O Filho do Homem”

O filho do Homem é uma pintura famosa do artista belga René  Magritte-1898-1967.

Um gênio da pintura, que na infância passou por um trauma terrível ao ver o corpo de sua mãe resgatado do rio Sambre, após ela cometer suicídio por afogamento. 

O seu quadro intitulado O Filho Do Homem é fantástico, pois possui um traço surrealista(mesclando loucura e genialidade ao mesmo tempo dentro de uma complexidade que exigia raciocínio além de observação para ser apreciada).

Uma das características do Surrealismo é a influência pelas teorias psicanalíticas de Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano

Neste quadro ele sugere que tudo o que vemos esconde outra coisa e que nós queremos sempre ver o que está escondido pelo que vemos.

Segundo ele próprio a mente adora imagens cujo significado é desconhecido, uma vez que o próprio significado da mente é igualmente desconhecido.

Ele dizia que pintava seus quadros não para serem vistos, mas sim pensados, uma vez que tentava pintar com o objetivo de tornar visíveis os seus pensamentos.

Ele adorava pintar paradoxos visuais, como neste quadro, que ao mesmo tempo dá a impressão de ser normal, mostra anomalias e anormalidades por toda a parte, de acordo com nossa interpretação.

Especificamente em O Filho Do Homem, a maçã pode ser interpretada como o pecado. No quadro aparece um homem usando terno escuro, gravata vermelha e chapéu de côco com o rosto coberto por uma maçã verde(presente em vários de outros quadros dele).

A maçã representa o pecado e esconde o rosto do homem, sugerindo algo escondido, invisível e que não podemos ver – aguçando assim a nossa imaginação.

Este é um dos meus quadros prediletos.

About these ads

Um comentário sobre “Cultura – Artes – Pintura – Interpretação do Quadro ” O Filho do Homem”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s